Poucos admiradores do futebol brasileiro ainda não ouviram falar de Giuliano.
Uma das revelações de 2009, o jogador é dono de técnica invejável, passes desconcertantes, belíssimos gols e titular responsável por armar o time em busca da vitória, profissão que a jovem revelação de 19 anos conduz com extrema competência.
A descrição poderia muito bem caber às atuações do jogador pelo clube gaúcho dono do seu passe, o Internacional, mas não. Em vez disso, ele, embora tenha até jogado com a significativa camisa 10 em alguns jogos, tem de servir o selecionado brasileiro no Mundial Sub-20.
E, lá, titular incontestável, camisa 10, capitão e principal figura do time, o jogador vai participando de ótimos e disputados confrontos, como contra a Costa Rica, seleção vencida por 5 a 0 pelos garotos brasileiros, ou a República Tcheca, que, apesar de tudo, promete ser o melhor jogo do grupo para o Brasil, que ainda encara a Austrália pelos jogos do grupo.
É realmente patético observar o clube de Giuliano com reais chances de disputar o título que não vence a 30 (trinta, não três, trinta!) anos perder um jogador importante logo no momento mais crítico do campeonato, que ainda tem 12 rodadas até o final. E não é apenas isso. Tentaram levar também Sandro, talvez o melhor volante revelado pelo Inter desde os anos 70, que foi liberado da sub-20 apenas por servir a seleção brasileira principal.
Longe vai o dia 6 de setembro, da última atuação de Giuliano pelo Internacional, contra o Avaí, em vitória de 2 a 0 em plena ascensão do time. Curiosamente, ele havia sido eleito o melhor em campo pelo colorado em três dos seus últimos cinco jogos do campeonato! Na derrota de 2 a 1 para o Palmeiras, foi o autor do único gol, em jogada de encher os olhos com chute forte de fora da área. Em seguida, contra o Goiás, fez gol e foi fundamental para a vitória fácil de 4 a 0. Contra o Atlético-MG, fez boa partida mas foi marcado fortemente pelo galo, até que D'Alessandro, o argentino que havia sido suspenso em um julgamento-piada do STJD, entrou para incendiar com o jogo no segundo tempo.
E, no seu último jogo, contra o Avaí, é que tudo isto muda. Duvidam? Então olhem só o título da matéria no GloboEsporte.com: "Bafo na nuca do Palmeiras: Inter vence Avaí e segue na cola do líder ". Podem conferir: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Futebol/0,,CCF30552-9825,00.html.
Esta foi a última vitória do Inter no Campeonato Brasileiro, com grande atuação de Giuliano, que já havia agarrado com unhas e dentes seu lugar entre os titulares. O Internacional perdeu em casa para o Cruzeiro, com atuação patética da arbitragem; perdeu para o Vitória, fora (e o Vitória jogou muito bem, merecendo os três pontos); e empatou com o Flamengo em um campo claramente inapropriado para o futebol, de tão alagado. A bola chegava a flutuar em certos pontos do gramado.
Mas, é assim que a CBF trabalha. Tirando os jogadores mais importantes dos clubes, não importa quão desnecessário seja uma convocação. Ou dá para pensar que Giuliano faria falta em um Mundial de Seleções com times como Taiti, Uzbequistão, Honduras, Hungria...? Em um Mundial de Seleções que já tem times classificados para o mata-mata como a Venezuela?
É complicado acreditar que isto aconteceria na Europa. Lá, os clubes têm mais autonomia, têm um pulso forte, e entendem que, se não forem à própria defesa, ninguém fará nada. A diferença é que não há a CBF para passar por cima de suas cabeças. A posição política da maioria dos clubes importantes garantem uma dependência quanto a convocações esdrúxulas como essas.
Sabemos que não irá mudar. Mas é uma pena, é patético, e é imbecil assistir a situações como esta, onde os jogadores mais importantes têm de servir a uma seleção de base em uma competição fajuta para agradar empresários. Um jogador com potencial para craque, com qualidade especial, com um time disputando as primeiras posições do campeonato nacional, e ter que jogar uma copinha babaca e inútil.
Você tem, você quer usar, mas não pode. É uma pena que essa não seja a primeira nem a última vez, e a CBF continuará providenciando que os clubes que dizem respeito aos seus interesses é que tenham jogador convocados. Ou ninguém percebeu que Dentinho não foi convocado?
Esperamos que o Giuliano continue voando baixo até o próximo confronto que ele tenha pelo campeonato brasileiro, porque daí, amigo, é hora de mirar os céus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dá um pitaco!