
O Uruguai chegou à copa do mundo talvez como o menos badalado dos times sulamericanos.
Também, conseguir a vaga na repescagem num jogo dramático contra a Costa Rica e cair num grupo com México, França e o país anfitrião, Africa do Sul, não é exatamente o tipo de coisa que faz as pessoas apontarem você como um pais candidato à alguma coisa.
Mas não é apenas por isso que muitos esperavam pouco da celeste.
O problema é a decadência que vive o futebol urguaio. Estamos falando de um país que não chegava à uma semi-final há 40 anos, de um país aonde o campeonato nacional tem média de 4.400 pessoas por jogo, sendo que mais de 40% dos jogos registram público pagante inferior à 1.000 pessoas. Se trata de um país aonde seus principais clubes, Nacional e Penharol, não são nem sombra do que ja foram um dia, e mostram-se presas fáceis para qualquer clube brasileiro que cruze o seu caminho.
É por tudo isso que se olhava torto para o Uruguai na copa.
Não mais...
A derrota de hoje para a Holanda era uma coisa previsível. O time laranja era teoricamente superior, alem do mais, os desfalques de Lugano e Suarez pesavam muito contra a equipe celeste.
Mas o que fica não é a derrota de hoje, e sim a brilhante campanha realizada até aqui.
Cair na semi-final para um time como o da Holanda não é nenhum problema. Perder ou ganhar é do esporte, o que conta no final é a maneira como se ganhou ou como se perdeu. O Uruguai cai de pé, caiu honrando às suas tradições, jamais perdeu por que quis menos do que o adversário, simplesmente esbarrou em um adversário que é superior. Vai disputar honrosamente o 3° lugar e será pedreira tanto contra Alemanha ou contra Espanha.
O Uruguai conseguiu recuperar um pouco do seu prestígio, não apenas em relação à seus adversários, mas em relação à seu povo, que ama futebol, e não comemora nada há muito tempo. Os uruguaios voltaram à sorrir por causa de futebol, e não é a desclassificação na semifinal que vai tirar isso deles.
É um país bicampeão mundial, que tem times com mais conquistas de libertadores do que qualuquer time brasileiro.
Espero que em um futuro próximo o Uruguai volte a ser temido como na primeira metade do século passado, embora tenha certeza que nas próximas competições como a Copa América que vêm por aí ano que vem, não passará desapercebido.
Se ergue Uruguai! E volte para o lugar de onde nunca deveria teres saído!
Holanda, o time pragmático, burocrático, do futebol não tão bonito assim, está na final.
O técnico holandês Bert van Marwijk sempre disse que a holanda encantava e não ganhava. Colocou em sua cabeça que o time tinha que ser forte defensivamente para poder sair campeão. Abriu mão de varios conceitos implantados no futebol holandês principalmente depois do carrocel de 74, montando um time que marca forte atrás e espera seu adversário. Claro que alguns conceitos seguem, como os três atacantes por exemplo, mas se compararmos com as "Holandas" mais recentes, pegando principalmente a de 98, que tinha um excelente time e foi semifinalista, veremos que a seleção atual joga muito diferente.
É um time obediente, que sabe como quer jogar e não se importa com jogadas bonitas e tabelas envolventes, quer apenas, vencer.
Esses dois últimos paragrafos poderiam muito bem se referirem a seleção brasileira, porém entre a Holanda e o Brasil tem uma enorme diferença. O time laranja não vive só de operários. Tem craques, que fazem a diferença quando jogo aperta. Possui um meia que pouquíssimos times do mundo tem, além de ter um atacante/ponta que tem uma jogada "imparável".
São justamente esses caras que vem decidindo todos os jogos da Holanda.
Um passe perfeito, um drible, desmontam qualquer esquema tático de marcação, ensinar isso para os brasileiros chega à ser paradoxal.
Após a vitória sobre o Urugai o hoje, a Holanda espera pelo jogo entre Alemanha e Espanha, e pode sim, sonhar grande com a chance de ser campeã mundial pela primeira vez.
A geração do futebol total chegou à duas finais encantando e perdeu...
Viva o futebol pragmático e de resultados.
*Amanha, se a Espanha ganhar, teremos um campeão inédito no domingo, o que seria ótimo para o futebol mundial, ainda mais se tratando de Holanda ou Espanha, duas grandes seleções. Porém à sombra das duas está a bicho-papão (em todos os sentidos possíveis) Alemanha, que almeja sua oitava final e vai em busca do tetracampeonato.
Holanda x Espanha, Holanda x Alemanha?
Façam suas apostas, vem aí World Cup Finals!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dá um pitaco!