quarta-feira, 7 de abril de 2010

Gauchão e o show de Lionel


A dupla GreNal vive momentos distintos, o que já se tornou usual. O Grêmio vem embalado depois de muitas vitórias consecutivas, e é o favorito absoluto para o título do Gauchão 2010. O Inter, embora vem de duas vitórias, ainda não tem um futebol digno de seu investimento, muito menos digno de entrar em qualquer disputa como favorito.

Mas vale chamar atenção para o que pode-se criar a partir disso. O Inter perdeu jogos que poderia perder. Quando precisou ganhar, ganhou. Contra o Cerro-URU, foi superior e mereceu a vitória. Contra o Universidade, jogou mal durante boa parte do jogo, mas, na hora de decidir, meteu quatro gols na colada. O Grêmio, ainda não perdeu. A partir daqui, não pode perder nenhum também.

Encara o Avaí pela Copa do Brasil. Eu acho que passa, assim como todo cronista esportivo gaúcho e catarinense. Mas zebras existem e ocorreram não muitos dias atrás, na mesma Copa do Brasil, onde o Santa Cruz venceu o Botafogo em pleno Engenhão e eliminou o time carioca (campeão, do primeiro turno do Rio, assim como o Grêmio).

O que não é nada distinto entre os times são os próximos confrontos. É ganhar ou ganhar. O Inter, para manter-se vivo tanto no Gauchão quanto na Libertadores, o Grêmio, para buscar mais um título da democrática Copa do Brasil. Ganhar ou ganhar. Perdendo, cabeças vão rolar.

O Santos está num novo "momento alegria", como na sua primeira edição dos Meninos da Vila. Mas não é condizente com a exposição que recebe dos meios de comunicação. Ganha, ganha bem e dá show, isso é verdade, e é realmente lindíssimo de ver o Santos-2010 jogar, mas nos jogos difíceis não tem um tamanho aproveitamento. Contra o time do Palmeiras pronto para se defender, perdeu. E não existe fazer quatro gols na "sorte", como muitos disseram que o Porco teve. O Santos tem futebol, mas precisa também ter cabeça.

O craque Messi destruiu mais um jogo, e, dessa vez, com requintes de crueldade. Marcou quatro gols (cada um de um jeito, mostrando toda sua gama de habilidades) contra o Arsenal, na vitória do Barcelona por 4 a 1, despachando o time inglês e avançando às semifinais da Champion's League. Como eu disse em outro post, Messi é o melhor do mundo. Fácil. Ele faz miséria com jogadores profissionais prontos para derrubá-lo de qualquer maneira. É rápido, ágil, inteligente, preciso e objetivo. Craque. Pode se tornar um dos grandes da história. Talvez esse ano mesmo. Basta mostrar a que veio na Copa do Mundo 2010.


Enquanto o Grêmio coloca as pratas da casa, o Inter contrata. Mas, dessa vez, usou a cabeça e trouxe um zagueiro de qualidade. Ronaldo Conceição, 23 anos, jogava no River Plate-URU, é gaúcho e considerado a revelação uruguaia de 2009. Finalmente, renovação na zaga colorada! Inscrevam o jogador logo na Libertadores! Este time do Inter precisa de jogadores mais jovens e, se possível, rápidos na zaga. Ah, e um detalhe: Ronaldo é colorado desde criança.

O Campeonato Gaúcho 2010 continua nesta semana. O Inter encara o Novo Hamburgo nesta quarta às 21h50min. O Grêmio pega o Pelotas quinta-feira, no mesmo horário. O Nóia vem com uma boa campanha na Taça Fábio Koff, e o Pelotas de um empate heróico protagonizado por Sandro Sotilli, aos 47 do segundo tempo. Promessa de dois bons jogos, mas o Grêmio deve ter um caminho mais fácil. O time de Novo Hamburgo já venceu uma vez o Inter e está com vontade de repetir a dose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dá um pitaco!