domingo, 4 de outubro de 2009

Despatriotização


Brasil.. O país do futebol, carnaval e samba vai receber, enfim, uma olimpíada. Depois de duas tentativas frustradas de sediar a competição, o Rio de Janeiro venceu, no ultimo dia 2 de outubro, Chicago, Tóquio e Madrid, e em 2016, receberá os Jogos Olímpicos.

Como todos sabem, a escolha do Brasil como sede dos jogos não é uma unanimidade entre os brasileiros. Uns acham que é desperdício de verba pública, outros acham que vai ser mais um motivo para os políticos roubarem dinheiro do país, e que além de tudo, vai ser uma vergonhosa demonstração de desorganização. Tem gente até que acha, que um possível atentado terrorista sobre o Rio de Janeiro possa estar mais próximo com a chegada da competição, assim como aconteceu em Munique na década de setenta(1972). Mas na verdade, a origem de todo esse medo é a “despatriotização”. É um vírus que se instaura no corpo de um povo cansado de ser sacaneado pelos órgãos públicos. E algumas das possíveis curas são a felicidade de ganhar uma medalha, subir em um pódio, quebrar um recorde. Só assim vamos recuperar a nossa conhecida alto-estima.

Vamos pensar sério. Quantos empregos serão gerados? Em quanto vai movimentar a economia interna do Brasil? Quantos turistas vamos atrair para nosso país? Esses e mais inúmeros motivos me fazem pensar que o evento vai ser sim um espetáculo. Mas o povo insiste em achar que o que é nosso não é bom.

Existem muitas pessoas que torcem contra o Brasil. E quando eu falo que torcem contra, não é no sentido figurado, é no sentido literal da palavra. Gente que prefere torcer pra Argentina em uma final de Copa América. Ou vestir a camisa do Boca em seu dia-a-dia, alegando total desinteresse com o que é nosso. Esses dias em uma conversa sobre futebol, contei a história que tinha visto um pelotense falando que foi no jogo Argentina X Brasil, pelas eliminatórias da Copa do Mundo da África do Sul, e ficou na torcida organizada dos hermanos. E para a minha surpresa, os participantes da conversa concordaram com o, na gíria do futebol, vira casaca. Nada contra a Argentina, mas por favor, que prova de desinteresse total pelo Brasil! A Argentina tem problemas tão sérios como o Brasil, e como qualquer nação.

Quem torce para uma bomba do Adriano não entrar no gol do bom goleiro Abbondanzieri? Quem que torce para que o perigoso Messi passe correndo pelo Júlio César e marque um golaço, deixando todo o time brasileiro desmotivado? Quem prefere que a Argentina se classifique para o mundial e o Brasil não? Pois é, estou falando deles, os “despatriotizados”.

Hoje em dia, torcidas do Grêmio e Inter tem organizadas que imitam o jeito de torcer dos argentinos. Com faixas e cantos que mais parecem língua espanhola, a Geral e a Popular empurram seus times contra o mais alto nível do futebol nacional. Nada contra a festa em sí, pois acho que no espetáculo tudo vale, mas bem que podiam voltar as velhas charangas. Aquilo sim que é brasileiro. Tem o jeito do Brasil, a nossa identidade e beleza.

Temos que parar em pensar que tudo que é nosso é de baixo nível, e começar a sonhar com pulos mais longos. A Copa do Mundo e as Olimpíadas que vão ser sediadas pelo o nosso pais serão provas de fogo para mostrarmos nosso patriotismo.Essa é a hora de calar a boca do estrangeiro, que só enxerga pobreza, fome, desgraça e morte no Brasil. É uma oportunidade de mostrar, além das belezas naturais da nação, um lindo espetáculo verde e amarelo.

E para terminar, vou lembrar uma singela passagem escrita por Joaquim Osório Duque Estrada no Hino Nacional Brasileiro. “Gigante pela própria natureza. És belo, és forte, impávido colosso. E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada. Entre outras mil és tu, Brasil, ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!”

2 comentários:

  1. Oi Maurício, gostei muito do teu artigo, bem escrito, criativo e sincero. Porém, devo admitir, não concordo com a tua opinião. Não acho que as pessoas que não concordam com a olimpíada sediada pelo Brasil sejam simples "despatriotizados"... talvez sejam apenas mais realistas. É triste, mas a verdade é que a olimpíada vai proporcionar sim muita corrupção política, o que se dá pelo desvio de verba e superfaturamento de obras, como ocorreu com o PAN!! Mas respeito quem pensa que nem tu, e acha que é importante apoiar e tal. Torço, até, para a tua opinião, no fim, estar mais certa do que a minha... Abraços, Marina

    ResponderExcluir
  2. Legal Maurício, estás escrevendo na área que tu gostas, isso é o mais interessante dessa história.
    A respeito da Olimpíada, penso que nós comunicadores temos a responsabilidade de fazer uma cobertura séria, honesta e completa não apenas dos jogos. Nosso trabalho consiste no antes, no durante e no depois, afinal... SOMOS FORMADORES DE OPINIÃO. "O povo", termo que nos inclui nas estatísticas de um país despolitizado, precisa e tem o direito de saber a verdade para realmente se posicionar e apoiar as iniciativas de desenvolvimento de nosso país. Parabéns, por tua dedicação no esporte, estou torcendo por ti. Ir. Simone

    ResponderExcluir

Dá um pitaco!