quarta-feira, 18 de novembro de 2009

As Últimas Vagas


As ultimas seis vagas que restavam para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul foram conhecidas nesta quarta-feira. França, Portugal, Grécia, Eslovênia, Argélia e Uruguai garantiram a sua participação no principal evento de futebol do mundo. O sorteio que definirá os grupos será no dia 4 de Dezembro.


A seleção portuguesa despachou a Bósnia fora de casa pelo placar de 1x0, com gol do meio campista Raul Meireles. Em Portugal, os comandados de Carlos Queiroz haviam vencido pelo mesmo placar. Já a Grécia derrotou a equipe ucraniana em Donetsk, por 1x0 também. O gol foi marcado por Salpingidis. No primeiro confronto, em Atenas, o jogo foi 0x0.


Na França, o jogo foi muito mais difícil. A Irlanda saiu na frente com Keane, placar que levava o jogo para os penaltis, pois Anelka havia feito o gol da vitoria no jogo de ida. Mas na prorrogação, Henry colocou a mao na bola antes de cruzar para Gallas empatar a partida e fazer o Stade de France vir abaixo. Os jogadores irlandeses reclamaram muito, mas o juiz Martin Hansson deu gol legal. O técnico da Irlanda, Giovanni Trapattone foi a loucura, e com razão.


A Rússia foi a decepção da repescagem. Enfrentava a fraca seleção eslovena fora de casa jogando por um empate. Zlato Dedic foi o herói da partida marcando o gol da classificação. Na 1ª partida, os russos venceram por 2x1. Pela primeira vez a Eslovênia vai a Copa. No Sudão, foi realizado um jogo extra entre Argélia e Egito, pois os dois países ficaram empatados em todos os critérios. E depois de 24 anos, a seleção argelina vai retornar a Copa do Mundo. Yahia fez um golaço e carimbou o passaporte de seu país para a África do Sul.


No Centenário, a "Celeste" garantiu a ultima vaga da Copa com o empate em 1x1 com a Costa Rica, comandada pelo treinador brasileiro René Simões. "Loco" Abreu, ex Grêmio e River fez 1x0 de cabeça, mas Centeno pegou uma sobra na entrada da área e empatou a partida, deixando os torcedores uruguaios nervosos. O jogo foi até 52 minutos da etapa final, pois policiais uruguaios e jogadores costa riquenhos brigaram. Mas no fim, o time de Forlán e Cia. pode comemorar a vaga. Se não fosse o gol de Lugano no jogo de ida, o time de Óscar Tabárez poderia estar fora da copa pela segunda vez consecutiva, já que em 2006 o Uruguai ficou de fora.


Os 7 campeões mundiais conseguiram a classificação. Alem da Rússia, acho que a Suécia e a Republica Tcheca serão as maiores ausências nesta Copa. Outro fato importante é a classificação das duas Coréias, a do Norte e a do Sul. Agora é esperar o sorteio, e ver quem vai começar a copa com o pé direito, pegando um grupo mais fácil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dá um pitaco!