
Johanes Hendrikus Cruyff, este nome mudou a história do futebol para sempre, o que esse holandês trouxe ao esporte nunca será apagado e serve de referência para qualquer um que admira o futebol total.
Esse gênio do esporte mais popular do mundo começou sua carreira para ajudar sua família que era de origem humilde. Jogando pelo Ajax desde os 12, onde sua mãe trabalhava, Cruyff largou os estudos e após um aprimoramento individual ele estreou com a camisa vermelha e branca aos 19 anos.
Logo de cara já se destacava pelo seu futebol elegante, extremamente técnico e surpreendentemente inteligente, já que teve pouco estudo. Apesar da pouca idade a capacidade de liderança do holandês era impressionante sendo uma referência tática dentro de campo passando, além das idéias do treinador, as suas próprias orientações para seus colegas.
Mas ele não era comum, nem suas idéias, era totalmente revolucionário, algo que nunca se viu no futebol antes. Para servir de exemplo ele vinha de trás desarmando e armando em contra-ataques rápidos e eficientes, ainda dizia para seus companheiros fazerem o mesmo, todos, desde o zagueiro até o ponta-esquerda.
Nesse espírito onde todos marcam e todos apóiam nasceu, pela seleção holandesa, o "Futebol Total". Na Copa de 1974, na Alemanha, a seleção dos países baixos encantava a todos, principalmente seu maestro que vestia a camisa 14 Johan Cruyff. Passando por times favoritos com facilidade, como o Brasil, a Holanda recebia a torcida de todo o mundo e a final contra a Alemanha foi algo incrível. Em jogo de Cruyff vs Beckembauer quem levou a melhor foram os alemães mas ficou o sentimento de que a laranjinha merecia o título.
Na próxima Copa de 78 a Holanda já não era mais surpresa e já com o apelido de "Laranja Mecânica", mais uma vez passou por cima de seus adversários. Cruyff, mais experiente, infernizou quem tentara marca-lo, muita vezes sendo a única forma a violência. Mais uma vez a Holanda perdeu para a anfitriã, dessa vez a Argentina, em um grande jogo que também ficou para a história.
Por clubes Cruyff se destacou no Ajax sendo seis vezes campeão holandês consecutivamente e sendo tri campeão da UEFA Chanpions League também de foram cosecutiva de 71 à 73, fazendo o mundo virar os olhos para esse gênio, que foi o melhor do mundo em 72 e 73 pela revista France Football. Depois tranferiu-se para o Barcelona onde é ídolo até hoje, time onde passou vários craques mundiais, mas Cruyff tem lugar especial no coração dos torcedores catalões já que o holandês foi um dos responsáveis por diveros campeonatos espanhóis e várias Copas do Rei. Pelo Barça ele recebeu vários outros prêmios, mas se dizia cansado em sua última temporada e foi "brincar" ao lado de Pelé nos Estado Unidos pelos Cosmos. Depois voltou para a Holanda onde parou de jogar bola.
Cansando da violência dos gramados Cruyff encerrou sua curta e brilhante carreira em 84 e logo se tornou um brilhante treinador, com era de se esperar, ganhado todos os títulos que havia ganhado mais uma vez comandando seus clubes, mas dessa ele não estava dentro de campo. Ainda como dirigente e treinador ele descobriu jogadores como:Xavi Hernández, Andrés Iniesta, Lionel Messi, Sesc Fábregas, Giovane dos Santos e o atual técinco do Barça Pepe Guardiola. Hoje é treinador da seleção da Catalunha e vive tranqüilamente como sempre quis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dá um pitaco!