segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Flamengo hexa, Inter vice.


Gol do Grêmio.

No Beira-Rio, a torcida ruge de alegria, pela primeira vez na história.

Logo em seguida, gol do Inter. A torcida explode em festa. Por todos os lados, torcedores começam a chorar, acreditando no título. Outros berram, pulam, comemoram.

Infelizmente, durou pouco a alegria do tetracampeonato. Pouco mais de uma hora. O Flamengo conseguiu empatar e virar. Após o empate, era provável a falta de reação do Grêmio - não daria, assim, de presente, um título para seu arquirrival. Mas não entregou. Apenas não correu atrás do resultado que não lhe interessava. Não dá para culpar. Fez apenas o que sua fanática torcida esperava e exigia.

Mas o Internacional de Porto Alegre mais uma vez chegou forte numa disputa. Seguindo sua tradição dos anos 2000 e sua força histórica, o Inter teve um bom ano, apesar de tudo. Em 2005 também foi vice (apesar da polêmica), e em 2006, todos sabemos o que aconteceu. O colorado levantou o troféu da Libertadores da América e de Campeão do Mundo.

Para o Grêmio, resta disputar a Copa do Brasil. A diretoria dedica-se para montar um bom time em 2010 e buscar um título de expressão, que não vem há tempos. Acabar em oitavo no Campeonato Brasileiro pode ter sido uma decepção para a torcida, mas foi condizente com o elenco que possuía. Manteve a invencibilidade em casa por todo campeonato, que é algo de se orgulhar. No entanto, não rendeu quando não era empurrado pela torcida.

O título do Flamengo serve apenas para mascarar um péssimo momento do futebol do Rio de Janeiro. Fluminense e Botafogo terem escapado do rebaixamento também. O Fluminense, aliás, mereceu escapar, mas podemos lembrar que deve uma Série B não jogada. A falta de estrutura no Rio pode não ter prejudicado tanto assim os clubes em 2009 (tanto que nenhum caiu e Vasco voltou à Série A com título), mas vai voltar para assombrá-los em 2010 se a situação não mudar.

A Libertadores em 2010 será jogada por Flamengo, Internacional, São Paulo, Corinthians e Cruzeiro (que pega pré-Libertadores). Contratando corretamente, o Inter poderá fazer boa campanha. O São Paulo é sempre perigoso, sempre tem um time forte. O Flamengo tem a obrigação de manter seus pilares em 2010 para ir bem. O Cruzeiro tem um elenco que pode garantir a vaga na fase de grupos e ir muito bem na Libertadores, como foi em 2009. Já o Corinthians, com pose de time grande, contrata forte, mantendo o time pode ir bem. Preocupa apenas a média de idade dos jogadores contratados.

O Campeonato Brasileiro foi marcado por tropeços, subidas e quedas na tabela. O campeão só liderou nas duas últimas rodadas. O maior líder (por mais tempo, isto é) nem pegou Libertadores, o Palmeiras. Foi emocionante embaixo e em cima. Parece que os times pegaram o jeito dos pontos corridos, e o São Paulo não garantiu o hepta.

Em 2010, quero o futebol gaúcho melhor. Vamos lá! Grêmio penta-campeão Copa do Brasil, Inter bi da Libertadores! (E que em 2011, tenha GreNal, esse clássico magnífico, na Libertadores. Ou já é pedir demais?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dá um pitaco!