
Quem é brasileiro, acompanha o que acontece no país e não é totalmente alienado sabe; a profissão de jornalista não é mais regulamentada, ou seja para exercer a profissão não precisa de diploma ou qualquer outra formação. O Supremo Tribunal Federal nos derrubou, assim como a dignidade e respeitabilidade, já arranhada, da imprensa brasileira.
Hoje basta querer para ser um "foca", não importa que instrução, ou a falta dela, não importa a índole ou os interesses. É como se a medicina não fosse regulamentada e no outro dia eu abrisse um consultório, afinal já me curei de uma gripe, e sozinho....
Mas este absurdo que nos foi imposto pela Folha de São Paulo, Globo, e STF tem seus dias contados. Willian Bonner terá que se retratar depois, de forma constrangida, afirmar que o fim do diploma era um avanço para o país, à pedido da emissora. No senado já esta tramitando a possível volta da exigência do diploma de jornalismo para exercer esta profissão. A votação no senado foi quase unanime, parece qua a os maiores interessados no fim do diploma ainda não chegaram no senado.
É claro que não será fácil, afinal uma decisão do Supremo nem o presidente pode julgar, mas o absurdo ficou tão evidente que o senado tomou providências. Ainda dependemos do STF, no caso de parecer positivo, o Supremo terá que revogar o que já tinha sido declarado.
O fim do diploma parecia tão absurdo que a sociedade e nós da área da Comunicação pouco fizemos, mas agora, de forma desesperada lutamos contra a empáfia da burguesia brasileira que ainda domina a prole e sempre dominará, mas cabe a quem tem o poder mudar isso, e os jornalistas o tem.
O pior de tudo é que o nosso maior aliado é ninguém menos que José Sarney, o maior dinossauro da política brasileira, mas como ele já exerceu a profissão, até como repórter, já declarou apoio total a Fenaj.
Enquanto o diploma não volta, continuarei escrevendo no blog me considerando um jornalista, mas torcendo para não ser mais, afinal ainda não me formei, e sou tão jornalista quanto uma diarista...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dá um pitaco!