terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Messi e Marta

Fim de ano, é hora de escolher os melhores do esporte. No futebol a FIFA se encarrega da escolha dos melhores jogadores. Normanlmente não há surpresas na escolha, tirando Canavarro em 2006, e neste ano não foi diferente. Dois Sul-Americanos, o argentino Lionel Messi e a brazuca Marta. Uma dupla anunciada aos quatro ventos, e já a algum tempo.

O curioso é que esses jogadores caminham em direções opostas, enquanto Messi amadurece, cada vez mais se transforma num catalão, nesta semana se distanciou mais ainda de seus país natal, aonde nunca jogou profissionalmente por clubes, e segundo os argentinos ainda não consegue repetir as atuações no Barça pele seleção portenha. Marta caminhou na direção contrária, voltou ao Brasil, no Santos ao lado de Cristiane, ganhou tudo e com folga. Um colírio para os amantes do futebol seja ele qual modalidade.
É inversamente proporcional, equanto Lionel se distancia da Argentina mostra todo seu futebol, e com as críticas descabidas de seus conterrâneos, não renderá mesmo. Quem rendaria na chácara da terceira idade que Maradona transformou a AFA, aparentemente nem o melhor do mundo.

Já Marta não se sentia confortável nos EUA como aqui e resolveu apostar no projeto das Sereias da Vila. É claro que o futebol Sul-Americano ainda tem muito a evoluir, mas a presença das maiores craques de nossa seleção em nosso país só incentiva o crescimento do futebol feminino.

É ironico, mas as mulheres brasileiras estão dando aula de como se faz futebol, de como se cuida de seus ídolos, enquanto a Argentina prefere alentar apenas os ídolos do passado, afugentando os do presente e abastecendo a Europa, fazendo um já moribundo futebol argentino agonizar nos erros do passado, do presente e provavelmente do futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dá um pitaco!