quarta-feira, 9 de junho de 2010

Fim de Papo #02

E finalmente mais um quadro Fim de Papo, o tira-teima definitivo do blog República Opinativa. Desta vez, falaremos sobre um assunto até meio polêmico: quem foi pior? O Grêmio dos anos 2000 ou o Inter dos anos 90? Pois bem, e já faço um adendo neste primeiro parágrafo: não quero comparar os times, não quero comparar os títulos, não quero dizer quem é maior. A dupla GreNal é fantástica e não cabe a mim tentar desmistificá-la. Aqui, tenho apenas o ideal de ver quem perdeu mais nestes anos, conhecidamente penosos para cada clube.

Comparação anos 90 e anos 2000: E quem perdeu mais? E quem ganhou mais?

Anos 90

Então, comparemos aqui. Para o Inter, os anos 90 não começaram tão mal. O Grêmio levantou o título gaúcho de 90. Em 91 e 92, o Inter foi bicampeão gaúcho e venceu a Copa do Brasil. Além disso, viu o tricolor ser rebaixado no Campeonato Brasileiro. Em 93, o Grêmio venceu mais um estadual, em 94, venceu a Copa do Brasil, enquanto o Inter levou o Gauchão.

Em 95, o auge: o Grêmio levantou a Taça Libertadores da América e o campeonato estadual. Veio 96, e o Grêmio levou a Recopa e o brasileiro. Em 97, mais uma Copa do Brasil, e, por fim, em 99, mais um gaúcho. O Inter venceu, na década, só mais um gaúcho (97), completando quatro.

Ou seja, durante os anos 90, o Inter levantou uma taça nacional e quatro estaduais, cinco no total. De alegrias, ainda viu seu rival ser rebaixado e perder o título do mundial para o Ajax. No mesmo período, o Grêmio venceu três taças nacionais, duas internacionais e cinco gaúchos. Dez taças no total.

Anos 2000

Nos anos 2000, parecia que o Grêmio continuaria a vencer, como fora nos anos 90. Pudera, o Inter quase foi rebaixado em 99, e em 2000, nem Inter e nem Grêmio venceram o Gauchão. O mérito valeu ao Caxias. Em 2001, o Grêmio levantou o estadual e mais uma Copa do Brasil. Em 2002, o Inter levou o Gauchão, mas quase caiu mais uma vez no Campeonato Brasileiro.

Aí, algo se acendeu. Em 2003 e 2004, foi campeão gaúcho. Ainda em 2004, o Grêmio foi rebaixado para a Série B, já na época dos pontos corridos. Em 2005, o Inter foi prejudicado pelo escândalo da arbitragem do Campeonato Brasileiro, e o Grêmio voltou para a elite. Em 2006, a apoteose colorada. Depois de perder o gauchão para o rival, levantou a Libertadores e o Mundial, em cima do Barcelona. Em 2007, venceu a Recopa, deixando o bi gaúcho para o Grêmio. Em 2008, venceu o gaúcho e a taça Sul-Americana. Em 2009, mais um estadual e a Suruga, que entra na conta por ser uma taça de classificação (por meio da Sul-Americana).

No total, nos anos 2000, o Grêmio levantou três títulos estaduais, um nacional e um nacional e um nacional de segunda divisão. Cinco taças totais. No mesmo período, o Inter venceu seis estaduais e cinco internacionais. Onze taças totais.


O resultado

Em suma, as duas décadas foram ruins e boas, cada qual para seu lado. O equilíbrio é impressionante. Honestamente, eu não esperava ver uma semelhança tão grande até terminar de editar os gráficos. Mas, como este é o Fim de Papo, precisamos decidir quem leva a melhor. E, no caso, o privilegiado é o Inter. Não pelo número de títulos, e sim por logo aquele que o rival perdeu: o Grêmio foi derrotado pelo Ajax na final do Mundial, e foi rebaixado nos anos 90, alegrias que o tricolor não obteve nos seus anos ruins.

Acalme-se, gremista! Lembre-se que você já ganhou seu Mundial. Mas foi nos anos 80, e essa é uma comparação dos anos 90 e 2000. Realmente, nesse caso, o Inter leva vantagem. E fim de papo!

2 comentários:

  1. Muito equilibrado mesmo, a fase ruim do Inter foi mais longa, o Grêmio se recuperou mais rápido, mas o tricolor tem o rebaixamento contra. Hoje não vejo superioridade de nunhuma equipe..

    ResponderExcluir
  2. Hoje a balança ainda pesa mais pro lado do Inter. Desde 2004, o Grêmio nunca conseguiu ser melhor que o Inter, no maximo foi igual, mas nunca melhor.

    ResponderExcluir

Dá um pitaco!