terça-feira, 22 de junho de 2010

República na Copa: sotaque espanhol nas oitavas!

Faltou a postagem ontem. Explico: eu e o Elias ficamos, por vezes, sobrecarregados. Mas tentarei compensar.

Dia 21

Portugal 7 x 0 Coréia do Norte: Triste sina coreana. Quando achavam que podiam fazer algo a mais, esqueceram sua eficiente retranca, tentaram assustar Portugal e saíram com, afinal, o que era esperado: eliminação e uma bela goleada no saldo. Cristiano Ronaldo desencantou e foi eleito o melhor da partida, mas Raúl Meireles e Tiago destacaram-se mais que o gajo do Real Madrid. Detalhe sobre o jogo: essa goleada praticamente elimina a Costa do Marfim, pelo critério de saldo de gols.

Espanha 2 x 0 Honduras: Ficou barato, é verdade, mas vimos mais do mesmo, uma seleção espanhola que passa, passa e passa, chuta esporadicamente e raramente acerta a goleira. Villa foi o responsável por um gol de placa, um de sorte (desviou no zagueiro hondurenho) e por um pênalti perdido. A Espanha decidirá contra o Chile, que no mesmo dia, às 8h30...

...venceu a Suíça por 1 a 0. O Chile acabou com a invencibilidade suíça, mas fez apenas aos 30 do segundo tempo, deixando o ferrolho suíço com um recorde de mais de 9 horas sem sofrer gols. O gol do Chile foi ilegal, mas diante do número de chances criadas pelo time de Loco Bielsa, foi o resultado justo. Derdiyok ainda perdeu o gol de empate na bola de jogo para a Suíça. No confronto da terceira rodada que decide uma das vagas, Chile e Espanha, a Espanha tornou-se, mais uma vez, favorita. Explico: o Chile tem um bom ataque, mas uma zaga limitada e joga bem avançado, o que pode facilitar a atuação dos espanhóis. Vai pegar fogo, imperdível!

A terceira rodada e os primeiros classificados

Hoje, dia 22, tivemos os primeiros jogos da terceira rodada. Os grupos A e B já estão decididos.

Grupo A: Uruguai venceu do México por 1 a 0, com uma atuação tática exemplar, sabendo jogar no contra-ataque e se defendendo com eficiência. Resultado bom para ambos, já que classificou uruguaios e mexicanos. Já no confronto entre anfitriões e bleus, a África do Sul venceu a França por 2 a 1, garantindo mais um vexame para os franceses e apenas um ponto ganho no grupo.

A crise, se era massiva, agora é recheada com uma boa dose de humilhação. Os franceses tiveram problemas de grupo que simplesmente não podem acontecer em uma Copa do Mundo, chegando até a fazer greve de treinos. Acabou fazendo por merecer. Um técnico em confusão, um grupo em fúria e a França fora da Copa.

Bom ver o Uruguai nas oitavas mais uma vez. Não escondo minha simpatia pelos uruguaios, eles estão logo ali, a uma hora de distância, e espero sinceramente que chegue pelo menos até as quartas-de-final. É bom ver um time de tradição se reerguendo do buraco que havia ficado escondido. A África do Sul foi a perda, mas tinha, de fato, um time fraco, e não teria muitas pretensões além da eliminação neste grupo difícil.

Grupo B: Os dois confrontos foram de qualidade. A Argentina venceu com mais uma boa atuação de grupo, atacou e mais uma vez demonstrou problemas na defesa, mas no geral, eu acho que foi bem. Passa a bola, e, sem 7 titulares, passou por cima da falta de entrosamento diante de um adversário muito retrancado. Messi não jogou praticamente no primeiro tempo. Não por falta de habilidade - faltava espaço. A marcação grega foi mais uma vez bem executada, e Messi buscava a responsabilidade, mas demorou para encaixar. No segundo tempo, mandou uma na trave e quase guardou o seu. Faltou, afinal, só o gol.

O outro classificado foi a Coréia do Sul, que encara o Uruguai. Com uma derrota de 4 a 1 para a Argentina e um empate problemático com a Nigéria, por 2 a 2, o Uruguai finalmente torna-se favorito em um confronto. A Coréia tem um bom time, bem colocado em campo e com algumas individualidades que podem fazer a diferença, mas o Uruguai é tudo isso, ainda mais e com duas diferenças básicas: Diego Forlán e Luís Suárez. Os dois jogaram demais contra o México e podem fazer a diferença para o Uruguai.

Amanhã tem a definição dos grupos C e D. Quem passará? Inglaterra e EUA? Alemanha e Sérvia? Ou alguma outra combinação? Opine!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dá um pitaco!