sábado, 19 de junho de 2010

República na Copa: agora sim, a Copa aparece!



Os dois últimos dias marcaram o começo verdadeiro da Copa do Mundo. Finalmente bons jogos, inclusive com virada, empate heróico e primeiro eliminado.

Dia 18

Alemanha 0 x 1 Sérvia: Isso mesmo. Sérvia, o mesmo time que foi derrotado por Gana na primeira rodada, parou os badalados (?) alemães. Isso só prova que os primeiros jogos enganaram. A Sérvia fez uma boa atuação e mereceu vencer. Klose foi estupidamente expulso, debilitando o time, e logo em seguida saiu o gol sérvio. Jovanovic, já vendido para o Liverpool, concluiu uma jogada bem trabalhada pelo time. Podolski ainda perdeu pênalti (Vidic botou a mão na bola dentro da área, idêntico ao pênalti contra Gana) e arriscou de qualquer lugar. Vitória zebrada, mas merecida.

Eslovênia 2 x 2 EUA: Jogo de dois tempos muito diferentes. Os eslovenos fizeram por merecer o 2 a 0 no primeiro tempo, com um golaço de Birsa de fora da área, e os americanos dominaram o segundo tempo. O terceiro gol americano ainda foi eliminado, alguns dizem que injustamente, mas a área estava uma zona de guerra, sabe-se lá o que o juiz viu. Lance difícil de entender. Destaque para Michael Bradley, filho do técnico americano, que marcou o gol do empate suado.

Inglaterra 0 x 0 Argélia: A pelada da rodada. Tenho muita simpatia pela Inglaterra, esperava ver um show de Rooney, Gerrard e Lampard. Que decepção. Os jogadores, supostamente uma grande seleção, simplesmente não quiseram jogo. Rooney jogou muito mal, claramente fora de forma, Lampard parecia até com medo. Gerrard tentou fazer alguma coisa, mas jogava sozinho. Continue assim, vai, mais uma vez, morrer pelo caminho. Argélia buscou mais o jogo, mas parou na própria falta de habilidade. Ponto interessante: os torcedores ingleses foram os primeiros a gritar mais alto que as vuvuzelas. Ouviram-se claramente os gritos de "ENGLAND!". Show!

Dia 19

Holanda 1 x 0 Japão: A vitória do Japão sobre Camarões foi um acidente. Já disse isso e continuo achando. Camarões foi mal-escalado e o Japão aproveitou-se disso para vencer pela diferença mínima de um gol. Se eles achavam que poderiam arrancar um empate da Holanda, mesmo com a atuação mediana da Laranja Mecânica, Sneijder não errou o chute, que foi parar dentro das redes e nas oitavas de final.

Austrália 1 x 1 Gana: Já havia dito também: sem Essien, Gana oferece muito pouco nesse mundial. Não conseguiu vencer do time fraco da Austrália que a Alemanha amassou. Detalhe que a Sérvia, derrotada para Gana, venceu agora da Alemanha. É... Copa do Mundo é isso, e é isso que dá gosto. Jogo fraco, mas que garantiu pelo menos um pontinho para os Socceroos, deixando-os vivos no grupo.

Camarões 1 x 2 Dinamarca: Ah, que jogaço! Um dos melhores até agora, com certeza. Camarões abriu o placar após um erro bizarro de Cristian Poulsen, com Eto'o, agora sim, centralizado, onde ele rende (e rendeu) melhor. A Dinamarca teve dois destaques que merecem menção: sua zaga e Rommedahl. Enquanto os volantes dinamarqueses erravam feio, a zaga, forte, rápida, habilidosa, formada por Kjaer e Agger, não deixou a desejar e segurou o ímpeto africano. Ímpeto? Sim. Rommedahl passou para o gol de Bendtner e marcou seu próprio, um golaço! Daí, o jogo, que já estava aberto, incendiou, Camarões pressionou, Dinamarca saía nos contra-ataques, tudo podia acontecer. Aconteceu que os dois zagueirões de luxo dinamarqueses seguraram a barra e eliminaram Camarões, que não pode mais alcançar a próxima fase.

Triste caso. Enquanto a África do Sul vai de mal a pior, Camarões já está fora. Pagou o preço por ter perdido para o Japão. Agora, a imprensa vai pedir a cabeça do técnico, que foi o maior culpado pelos erros contra os nipônicos. Não mereciam, os africanos, mas é o que vai acontecer, as seleções são em sua maioria (Argélia, Camarões, Gana, África do Sul) de medianas para fracas, e não vão ir muito longe nessa Copa. Se forem, são zebras gigantescas, mas sempre bem-vindas.

Porque é nas zebras que a Copa aparece! E amanhã tem seleção brasileira contra Costa do Marfim. Será que esses africanos vencerão a temida seleção canarinho? Opine!

3 comentários:

  1. O resultado da Alemanha na primeira rodada não foi enganoso. Contra Sérvia, a expulsão do Klose atrapalhou, Podolski não estava num dia bom e o treinador errou ao tirar Ozil no segundo tempo. A Nationalelf ainda é favorita.

    ResponderExcluir
  2. concordo, juiz sem pulso, se complicou, fora isso Podolski não fez uma boa partida

    ResponderExcluir

Dá um pitaco!