quarta-feira, 24 de março de 2010

Pequeno grande craque

Não conheço nenhum fã de futebol que não goste de discutir o velho "quem foi melhor?". Eu não sou diferente. Poucas discussões elevam tanto o emocional quanto a comparação entre ídolos. Por sorte, meus ídolos, em sua maioria, estão aposentados. Posso tirar o emocional da área.

E sobram apenas os craques atuais nesta discussão. Quem é melhor e quem foi melhor, e suas variáveis. Quem foi mais habilidoso, quem foi mais preciso, quem foi mais importante... pois é. Muitos valores para levar em consideração.

Recentemente, o atual melhor do mundo vem ocupando a mídia com suas atuações de luxo. Lionel Messi faz gol a torto e a direito, dribla filas e filas de adversários, mesmo mantendo a objetividade, e protagoniza lances espetaculares.

Pelos últimos meses, já se dizia "Wayne Rooney será o melhor do mundo desta temporada". Por quê? Messi é o atual vencedor do prêmio e continua no topo. Parece doentio a necessidade de procurar um melhor do futebol por ano. Ele está logo ali, e continua sendo o mesmo do ano passado, o argentino baixinho do Barcelona, Messi.

Como eu disse em uma postagem anterior, o termo "craque" é desvalorizado constantemente. Precisamos tanto de ídolos no nosso país que chegamos ao ponto de eleger jogadores tais quais Robinho e Diego Souza como craques. Bons tempos aqueles que existiam pouquíssimos craques, ao ponto de podermos citar suas décadas, e não seus anos, como hoje.

O que se diz constantemente, é o desafio de Messi. Ser o maestro argentino na Copa do Mundo. Com isto, ele chegaria lá. Ao topo do imaginário portenho. Finalmente apareceria um tão grande quanto Maradona. Será que é possível? Eu acho que é. Mas desde que o próprio Maradona, técnico da seleção, saiba montar o time em torno do seu principal nome.

Messi é o melhor do mundo, atualmente, e possivelmente, o nome do início desta década. E ele tem apenas 22 anos. Se continuar evoluindo, daí sim, alcançará o posto ocupado por poucos e míticos jogadores. O de um lendário craque.
_______________________________________________________

● O Santos vem empilhando gols e vitórias. Robinho parece focado e dedicado, como eu previa que não seria quando ele voltasse. Bom, prefiro esperar. Veremos até onde os novos meninos da Vila vão. Ainda acho que o grande nome do Santos atualmente é Neymar. Tem futuro, mas, por enquanto, ainda não é tudo que vêm falando dele. Ainda é promessa.

● O Inter empatou contra o Pelotas por 2 a 2 e Fossati está cada vez mais a perigo. Vejo um time bem montado, mas que não consegue fazer a jogada fluir, não consegue decidir em algumas das tantas finalizações que cria. Culpa do treinador? Parcialmente. Ele que escolhe os jogadores.

● O Superclássico argentino, Boca Juniors x River Plate, foi cancelado e adiado para esta quinta-feira, amanhã, devido à chuva. Os dois times não vão muito bem no campeonato. Mesmo assim, é sempre um bom jogo para se ver, move milhões.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto bem escrito e, principalmente, pela análise muito bem elaborada.

    ResponderExcluir

Dá um pitaco!