
A informação veio lendo os jornais gaúchos de hoje, e, na parte de esportes, uma informação curta que me chamou muita atenção: "Dos 25 jogadores inscritos pelo Grêmio na Libertadores de 2009, 16 deixaram o clube."
Uau. Dezesseis jogadores deixaram o clube, dos 25 que chegaram à semifinal de uma Copa Libertadores! Ou seja, 9 restam. Não é nem um time inteiro. Maxi Lopez, titular absoluto no Olímpico, foi um dos que foi embora. Douglas Costa, que seria a aposta para 2010, também. Além de Jadilson, Léo, Tcheco, e assim vai...
A dificuldade de montar um time muitas vezes é a culpada de temporadas ruins. E um time do tamanho do Grêmio perde 16 jogadores de um ano para o outro. E, por pior que tenha sido a temporada gremista, não tem como ignorar que chegou à semifinal da competição mais importante do continente.
Apenas a nível de comparação (já que tudo no futebol gaúcho vira uma comparação GreNal)... o Inter, que não disputou a Libertadores em 2009, teve um time vice-campeão do Campeonato Brasileiro (fila de 30 anos, que zica!) e perdeu os seguintes jogadores: Alan Kardec, Bolaños, Magrão, Michel Alves, Leandrão e Nilmar, do grupo principal.
Não tenho informação sobre quantos jogadores de times secundários ou da base em geral deixaram o clube, mas comparando com os elencos que disputaram as competições maiores do ano para os times, o Internacional tem uma manutenção impressionante: perdeu 6 jogadores contra 16 do Grêmio.
O time titular do Inter, mesmo, teve apenas uma modificação para o time que terminou titular ano passado, ala/lateral-direita, com Bruno Silva ou Nei para a posição. Já o do Grêmio, pelo menos Borges, Leandro, Hugo e Ferdinando entrarão no time.
Preocupa a dificuldade do Grêmio para manter um time. Como único fato para defender a diretoria, o elenco deixou a desejar no ano de 2009 e eles podem ter resolvido mudar drasticamente. Mas não é desculpa para não manter nem 11 jogadores do elenco antigo.
Agora é esperar para o Gauchão começar e ver o que vai acontecer. O Grêmio estréia contra o E. C. Pelotas, na Boca do Lobo, em Pelotas, dia 17/01, às 17h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dá um pitaco!