
A equipe do República tem suas próprias resoluções, mas que passam por um geral bem simples: um futebol melhor para o Rio Grande do Sul, um futebol muito melhor para Pelotas.
E por que não começar 2010 com uma pequena discussão?
Passei a virada com minha família, e, lá, durante uma conversa sobre futebol, há um comentário que chama minha atenção: "Dos últimos 20 anos, eu acho que o Ronaldinho foi o melhor mesmo". Fora de contexto, até porque não me lembro o que antecedeu o comentário (perdão, Seu Pedro!), mas, no teor, foi isso. E foi isso que tornou-se uma discussão Ronaldinho x Zidane.
Vejamos. Vinte anos. Sem considerar 2010, obviamente, isso vem lá de 1989. Vinte anos é muito tempo para o futebol. Nesses vinte anos, há um absurdo de jogadores geniais. Para citar apenas alguns dos que jogaram destas duas décadas: Romário, Ronaldo, Ronaldinho (este o jovem do grupo), Roberto Carlos, Maldini, Zidane, Deschamps, Giggs, Cantona, Desailly, Maradona, Nesta, Del Piero, Baggio, Owen, Seedorf, Davids, Gullit, Enzo Francescoli, Recoba, Batistuta... ufa!
Mais recentemente, podemos incluir outras feras mundiais: Messi, Cristiano Ronaldo, Kaká, Ibrahimovic, Xavi, Iniesta, Terry, Gerrard, Torres, Drogba, Fabregas, Villa, Rooney, etc.
Mas voltando ao tópico inicial...
É fácil ver porque alguém consideraria Ronaldinho um dos melhores, se não o melhor, dos últimos 20 anos. Eu considero-o um dos melhores. Fácil. O problema é no tempo em que estamos falando. Por dois ou três anos, ele jogou em altíssimo nível. Um futebol de encher os olhos. Inteligente, habilidoso, ágil. Ótima visão de jogo. Mas por apenas esses anos. Hoje, ainda é um grande jogador. Se não fosse tão bom, não lembraríamos do seu futebol e o citaríamos como exemplo, logo agora, em comparação a craques históricos.
Mas compará-lo com Zidane é covardia contra o brasileiro. Hoje, tudo que se fala é de sua cabeçada na final da Copa de 2006. Esquecem que o mesmo Zizou que atingiu Materazzi é o Zizou que trucidou o Brasil na final de outra Copa, de 1998. Que é o mesmo Zizou que levou a França de 2006 até a final. Vale lembrar o jogo França x Espanha, que considero o divisor de águas para o futebol francês aquele ano.
A França havia feito um primeiro turno ridículo. Em um grupo com Suíça, Coréia do Sul e Togo, ela passou apenas em segundo. E logo de cara, nas oitavas, encontrou a Espanha, que havia passado facilmente pelo seu grupo. O primeiro tempo do jogo acabou 1 a 1. No segundo, Zidane resolveu jogar. E todos sabem o que aconteceu. Três a um, show francês, um futebol magnífico comandado por Zizou que levou-os até a final.
Mas voltando à comparação... os currículos são equivalentes. Ambos possuem Champion's League (curiosamente, um pelo Real Madrid, outro pelo Barcelona), ambos possuem Copa do Mundo. Mas e o futebol? Aí que perde a graça. Enquanto Ronaldinho fazia do seu futebol-arte seu espetáculo à parte, Zidane transformava o time em uma máquina de futebol eficiente.
Tinha visão de jogo, técnica e controle incomparáveis. Não tinha velocidade nem força: não precisava. Controlava a bola mesmo que não conseguisse ficar de pé. Sua "matada" de bola era realmente uma matada, a bola morria no chão e ficava lá. Parada. Pedindo para ser trabalhada pelo craque francês.
Ronaldinho utiliza seus elásticos e dribles desconcertantes. Cobra faltas com precisão e inteligência (lembram da bola rasteira quando toda barreira pulou?). Zidane passava uma vez o pé por cima da bola (a hoje famosa "pedalada") e já deixava o adversário caído. Uma vez, apenas para distrair o marcador e mudar de direção.
Nas duas Copas em que era o suposto protagonista, jogou demais. Colocou a França nos ombros e levou a pelota até a final. Uma delas, venceu. Ronaldinho roubou a cena em 2002. Mas quando o Brasil precisava dele em 2006, com os adversários tremendo na base, ele não correspondeu.
Ronaldinho é um grande jogador. Já é histórico. Mas Zidane foi simplesmente o melhor que vi jogar. Ou alguém aqui não acha que se ele tivesse continuado em campo em 2006, o final teria sido diferente?
Deixe sua opinião!
Acompanho futebol desde 1989, mas de todos que vi zinedine zidane sem dúvida é o melhor.Simplismente é o único jogador da história a ganhar todos os titulos possiveis a um jogador. E o pelé ? Maradona ? Cruiffe ? Pelé nunca foi eleito o melhor jogador de uma copa. Maradona nunca ganhou uma liga dos campeões e nunca foi eleito o melhor jogador de uma final de copa.Cruiffe nunca ganhou uma copa do mundo. Mesmo não tendo acompanhado pelé , cruiff ou até mesmo maradona em seu auge tenho coragem de colocar zidane ao lado destes monstros do futebol.
ResponderExcluiré muita coragem dizer e argumentar uma coisa dessas, mas eu concordo
ResponderExcluirTem que levar em conta que com o estilo do Zidane jogar é muito mais facil jogar em alto nivel por mais tempo, acho que nunca vi o Zidane dar um pique de 10 metros, o Ronaldinho no auge corria, trombava e derrubava os adversarios, hoje lhe falta isso, ainda joga muito mas nao tem a mesma explosao, e com isso parece que ele caiu o nivel. Até pode ser mas é que antes ele jogou tanto que o que ele joga hoje parece nada. Pode falar o que quiser em relação a toda carreira e a conquistas, mas ninguem, ninguem jogou mais do que o Ronaldinho jogou de 2003-2006.
ResponderExcluir