domingo, 28 de fevereiro de 2010

Decisão da Taça Fernando Carvalho


Grêmio e Novo Hamburgo decidirão o campeão do primeiro turno do Campeonato Gaúcho 2010, no Olímpico, às 17 horas deste domingo. O Novo Hamburgo é a grande surpresa da final, tendo eliminado o Internacional em pleno Beira-Rio, por 2 a 1, de virada.

A ordem na Azenha foi o de declarações excitadas pela conquista próxima de um título, o primeiro de muitos jogadores do elenco pelo Grêmio, e o primeiro desde 2007 do próprio clube. Vale lembrar, mesmo assim, que não está nada decidido. O título do primeiro turno apenas garante vaga na final. Não a conquista do Gauchão.

No Novo Hamburgo, os jogadores esperam cometer mais um crime ao derrotar o Grêmio em pleno Olímpico. Ao seu lado, a qualidade do time, que foi montado pensando em, realmente, disputar com força as melhores posições do campeonato, e, contra, a consciência do Grêmio de que não deve ser subestimado. O Inter achou que venceria com um time de reservas e promessas e acabou por ficar no meio do caminho.

O Grêmio vai para a decisão com um time ainda inconsistente, com sérios problemas na zaga, apostando forte no novo ex-são paulino do elenco, o defensor Rodrigo. Victor, além disso, vem numa fase não tão brilhante quanto à que acabou 2009. Toma gols que antes pensavam-se impossíveis, mas continua sendo um goleiro que passa segurança. O Grêmio salva-se mesmo é no ataque.

A frente do time, formada por Douglas, Borges, Jonas e Hugo, que deve ocupar o lugar de Leandro, lesionado, compensa pelas deficiências defensivas. O time, aliás, faz jus ao estilo de Silas: ele é um técnico ofensivo, que aposta alto na criação e conclusão de jogadas trabalhas pelo coletivo.

O Novo Hamburgo jogará contra o Grêmio do mesmo modo que jogou contra o colorado. Ficará atrás, apostando nos contra-ataques e em jogar no caminho deixado pelos laterais gremistas, que terão suas subidas comprometidas. Gustavo Papa, famoso cabeceador, pode ser uma boa alternativa para o Nóia, mas a vitória virá pela força de marcação antes da de criação.

Ao que tudo indica, dará Grêmio. Vacinado pela derrota do arquirrival, o tricolor deve apostar no seu ataque consistente para vencer do time anilado. Mas já deu Nóia contra metade da Dupla GreNal. Poderá o clube repetir a façanha? Eu acho que não. Devemos esperar para ver, porque jogo é jogado, e nada foi decidido ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dá um pitaco!