sábado, 13 de fevereiro de 2010

Gauchão, Centroavantes e a Dupla


A Dupla GreNal ganhou mais uma vez no campeonato gaúcho, como era de se esperar, pela última rodada. Deixarei para falar sobre o Gauchão em um segundo post, logo, mas limitarei-me agora a falar sobre algo que chamou minha atenção no dia de hoje.

Os centroavantes da dupla GreNal estão longe de ter a aprovação da torcida.

Essa afirmação por si só é redundante e nada impressionante em 2010, mas vamos parar para ver detalhadamente os motivos e se tal desaprovação é ou não justificada.

Primeiro, Alecsandro, que marcou gol hoje e garantiu a vitória do Inter sobre o Esportivo, em Bento Gonçalves. O camisa 9 colorado, mesmo sendo reserva no primeiro semestre de 2009, ainda foi o artilheiro da equipe, com 28 gols. Mas viveu na sombra de Nilmar, o excelente jogador que foi vendido ao Villareal.

A desaprovação a Alecsandro passa principalmente por sua necessidade de enfeitar as jogadas, buscar sempre o gol bonito, em vez do gol por si só. É comum ver o jogador no meio-campo tentando dar dribles ridículos e ineficientes, passando de calcanhar e inventando jogadas que raramente dão certo.

Por causa da sua falta de capricho em bolas outrora fáceis de finalizar, como contra o Grêmio pelo segundo turno do Brasileirão 2009, que, em vez de garantir a vitória apenas chutando no gol de um Victor já vencido, tentou driblar o goleiro de seleção e deixou de fazer o segundo da equipe rubra. Ou inúmeras outras situações que praticamente sozinho contra o goleiro deixou de marcar.

O fato é: Alecsandro tem tudo para ser um bom centroavante. Mas enfeita muito. E, sempre que perguntado porque a desaprovação da torcida, ele age como desentendido, afirma que fez 28 gols. Bem, um bom centroavante, que marcasse mesmo gols em vez de tentar driblar e inventar como mais uma vez Alecsandro fez hoje contra o Esportivo, teria marcado pelo menos 40.

Jonas e seu contrato milionário.

Já no Olímpico, temos Jonas. Ah, Jonas. O incompreendido grande matador. Jonas foi artilheiro da equipe no Brasileirão, mesmo machucado durante boa parte desse. Foi artilheiro do clube também na temporada. Sempre sob uma chuva de críticas e críticos, Jonas marcou seus gols e garantiu vitórias ao tricolor gaúcho.

E Jonas foi o mesmo eleito "o pior atacante do mundo" por um jornal espanhol, ao perder três vezes um gol na mesma jogada, pela Libertadores 2009. Foi o mesmo que colecionou uma quantia de gols perdidos que renderiam um DVD cheio.

Jonas sofre de um mal até parecido com o de Alecsandro. Os dois têm, sim, qualidade. Mas não tanta quanto acham. Alecsandro acha que pode fazer o que Nilmar fazia no Inter - entrar em velocidade, entortando as defesas a dribles e marcar belíssimos gols. Jonas, agora, não tem um exemplo tão recente para se espelhar no Grêmio. Por sua vez, ele tem convicção no seu futebol. Uma convicção incompatível com a quantidade de gols perdidos, jogadas desperdiçadas.

Enquanto observamos um jogador com vontade, correndo até a linha de fundo, tentando achar os espaços, também achamos um jogador atrapalhado, sem se dar consciência de suas limitações. A torcida chega a reclamar que Jonas "não joga para o time", deixa de tocar para um jogador livre, melhor posicionado, para tentar fazer seu próprio gol.

E Jonas constantemente faz observações que chegam a parecer inacreditáveis. No fim do Brasileirão passado, ao marcar gol, fazer uma boa atuação, Jonas deu uma entrevista à beira de campo afirmando que "Agora é pensar na seleção". E, recentemente, há a luta pela sua renovação com o Grêmio. Essa sim, pode ser até risível.

Jonas pede 2 milhões de luvas e um salário de 240 mil reais por mês. Atualmente, ele recebe 80 mil. Ele busca triplicar seu salário mensal e ainda mais 2 milhões de luvas. Se for contar tudo conjunto pelo ano, o jogador quer praticamente quadruplicar seus ganhos. Diz-se sentir "desvalorizado" no tricolor. Ignora completamente que não é titular absoluto, que tem muitos críticos no próprio clube, é desaprovado constantemente pela torcida...

A vida dos centroavantes da dupla GreNal não anda fácil com a torcida. Mas que eles não estão ajudando, não estão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dá um pitaco!