
Sabem o jogo aquele, a final do campeonato de futebol americano, que tem um show no intervalo, e cada propaganda custa milhões de dólares?
Pois é, estou aqui para falar do SuperBowl. Essa palavra que não é estranha, mesmo para aqueles que nunca viram um jogo sequer do campeonato da liga profissional de futebol dos Estados Unidos.
Antes de tudo quero fazer uma introdução de como funciona a liga e como os times chegam ao SuperBowl.
A liga se chama “National Football League” (NFL), é o campeonato dos times de futebol profissional dos EUA. É divida em duas conferências, Conferência Americana e Conferência Nacional. Cada conferência tem 4 divisões (Norte, Sul, Leste, Oeste), com 4 times em cada. Os times jogam 16 partidas durante a temporada regular, jogando dentro da sua própria divisão (duas vezes contra cada time), contra uma outra divisão dentro da própria conferencia e contra uma divisão da outra conferencia (é mais complicado que isso, mas estou só tentando dar uma idéia de como funciona). Os campeões de cada divisão, mais os outros dois melhores colocados avançam para os playoffs. Nos playoffs os times vão se enfrentar dentro das conferências. Os campeões de cada conferencia se enfrentam na final do campeonato, o SuperBowl.
Na edição desse ano teremos o Indianapolis Colts (Campeão da Conferência Americana) contra o New Orleans Saints (Campeão da Conferência Nacional).
Nesse primeiro post não vou falar sobre o jogo. Quero falar sobre o tamanho do evento, e como os americanos sabem produzir os jogos e transformar eventos esportivos em verdadeiros shows.
Para se ter uma noção do tamanho desse evento, é o evento esportivo mais assistido em todo mundo, mesmo se tratando de um esporte praticado (profissionalmente) unicamente nos EUA e no Canadá. A última edição foi assistida por mais de 150 milhões de pessoas no mundo sendo que 98 milhões só nos EUA, superando inclusive as finais da UEFA Champions League e da Copa do Mundo de Rugby (que é o segundo esporte coletivo mais praticado no mundo).
Arrecadação
A NFL é a liga mais rica do mundo, seguida pela “Major League Baseball”(MLB), liga profissional de beisebol dos EUA. Depois vem a Premier League e depois a NBA, que, acredito eu, não precisa de introduções.
Pois é, estou aqui para falar do SuperBowl. Essa palavra que não é estranha, mesmo para aqueles que nunca viram um jogo sequer do campeonato da liga profissional de futebol dos Estados Unidos.
Antes de tudo quero fazer uma introdução de como funciona a liga e como os times chegam ao SuperBowl.
A liga se chama “National Football League” (NFL), é o campeonato dos times de futebol profissional dos EUA. É divida em duas conferências, Conferência Americana e Conferência Nacional. Cada conferência tem 4 divisões (Norte, Sul, Leste, Oeste), com 4 times em cada. Os times jogam 16 partidas durante a temporada regular, jogando dentro da sua própria divisão (duas vezes contra cada time), contra uma outra divisão dentro da própria conferencia e contra uma divisão da outra conferencia (é mais complicado que isso, mas estou só tentando dar uma idéia de como funciona). Os campeões de cada divisão, mais os outros dois melhores colocados avançam para os playoffs. Nos playoffs os times vão se enfrentar dentro das conferências. Os campeões de cada conferencia se enfrentam na final do campeonato, o SuperBowl.
Na edição desse ano teremos o Indianapolis Colts (Campeão da Conferência Americana) contra o New Orleans Saints (Campeão da Conferência Nacional).
Nesse primeiro post não vou falar sobre o jogo. Quero falar sobre o tamanho do evento, e como os americanos sabem produzir os jogos e transformar eventos esportivos em verdadeiros shows.
Para se ter uma noção do tamanho desse evento, é o evento esportivo mais assistido em todo mundo, mesmo se tratando de um esporte praticado (profissionalmente) unicamente nos EUA e no Canadá. A última edição foi assistida por mais de 150 milhões de pessoas no mundo sendo que 98 milhões só nos EUA, superando inclusive as finais da UEFA Champions League e da Copa do Mundo de Rugby (que é o segundo esporte coletivo mais praticado no mundo).
Arrecadação
A NFL é a liga mais rica do mundo, seguida pela “Major League Baseball”(MLB), liga profissional de beisebol dos EUA. Depois vem a Premier League e depois a NBA, que, acredito eu, não precisa de introduções.
Mesmo sabendo que os EUA possuem uma economia das mais fortes do mundo, é fato que eles sabem como gerenciar e vender quando se trata de esportes. É só olhar para a informação acima, três das quatro ligas que mais arrecadam no mundo estão nos EUA, sendo que duas estão nas duas primeiras colocações.
Agora imaginem o que é a final da liga mais rentável do mundo. Estou falando de US$ 3 milhões para se colocar uma propaganda de 30 segundos no ar. Empresas travando verdadeiras guerras milionárias a cada intervalo do grande jogo. E garanto, nenhuma delas se arrepende do gasto que estão fazendo, elas sabem que todo mundo está assistindo, só para se ter uma noção aqui vão alguns números:
- 17 das 20 maiores audiências da historia da televisão nos EUA foram do SuperBowl
- a AB-Inbev garante que a semana do Super Bowl é a única, fora do período do verão, que está entre as dez mais em números de venda durante o ano todo. O tráfego no site da empresa aumentou em 600% no ano passado e seus filmes foram vistos mais de 21 milhões de vezes
- em 2008, a Hyundai fez uma campanha que chamava para um hot-site específico. A página teve 300 mil visitas apenas na hora do jogo, que se transformaram na venda de mais de 25 mil carros
- a Pepsi está presente nos intervalos do Super Bowl há 23 anos
Isso só para começar. Eu poderia citar umas três paginas inteiras sem nenhuma dificuldade, tamanhas são as estatísticas relacionadas a esse evento.
Ainda saindo do jogo em si, vamos falar dos benefícios que ele traz a cidade que vai ser sede. Não vou me estender muito porque o post vai ficar gigante, mas é obvio que com toda a atenção do país voltada para uma cidade só, o turismo e a economia tendem a crescer muito. Aqui vão dois números só pra se ter uma noção do que ganha a cidade sede e as que estão ao seu redor (Esse ano o SuperBowl é em Miami):
- Custo para o Sul da Flórida receber o Super Bowl: US$ 8 milhões
- Estimativa de benefícios para o Sul da Flórida: US$ 353 milhões
O half-time show também é um espetáculo a parte e é uma aula de como se organizar um evento. Para se ter uma noção se monta um palco no meio do campo em menos de 10 minutos, a banda sobe, as pessoas saem de seus lugares, vão para o campo curtir o show, acaba o show e todo mundo volta para seus lugares. Imaginem isso no Brasil...
*Quem toca esse ano no intervalo do jogo é o The Who.
Enfim, eu queria falar muito mais sobre como funcionam os direitos de transmissão e o quanto as televisões arrecadam, mas acho que com os números já expressados se tem uma boa idéia do quão grandioso é esse evento.
Na próxima edição falarei sobre o jogo. Peças importantes de cada time, quais são as expectativas e darei meu palpite.
Fiquem com mais umas curiosidades sobre o evento:
- No ano passado mais gente viu o jogo do que votou para a eleição presidencial.
Na próxima edição falarei sobre o jogo. Peças importantes de cada time, quais são as expectativas e darei meu palpite.
Fiquem com mais umas curiosidades sobre o evento:
- No ano passado mais gente viu o jogo do que votou para a eleição presidencial.
- O numero de televisões vendidas na semana que antecede o jogo aumenta em 500%.
- as reuniões que acontecem na casa das pessoas para ver o jogo superam em número as festas de natal e ano novo, com o comsumo de comida só não superando o Thanks Giving (Ação de Graças).
- A venda de anti-ácido sobe 20% no dia depois ao SuperBowl.
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