quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Por que só ele?


Essa pergunta me vem à cabeça cada vez que eu vejo alguma atuação do Ronaldinho Gaúcho.


Quem acompanha o jogador sabe que ele tem feito uma grande temporada, vem sendo o cara para o Milan, e o clube depende totalmente de suas atuações para conseguir resultados satisfatórios.
Ontem assistindo o jogo entre Milan e Manchester pela Liga dos Campeões fui testemunha de uma ótima atuação de “Ronnie”, criou varias chances, fez um gol e deu uma assistência. Hoje fui ver alguns comentários em relação a partida e não pude deixar de notar comentários negativos em relação ao Gaúcho. Dizendo que ele sumiu durante o segundo tempo, que a “única” coisa que fez foi o gol, que não é jogador de grupo e que não merece lugar na seleção.


Aí me vem a pergunta: Por que só ele?

Eu não escuto ninguém abrir a boca para falar uma palavra do Kaká, que não vem jogando nada há tempos.
Vão dizer que o Kaká decide mais que o Ronaldinho na seleção, o que eu discordo. Copa de 2002, Ronaldinho era um excelente coadjuvante, que foi protagonista em dois jogos, contra China e Inglaterra. Copa das Confederações em 2005, Ronaldinho fez uma boa copa e foi o cara da final contra o misto da Argentina. Kaká também fez uma bela copa, também marcando um belo gol na final. Em 2006 os dois não jogaram nada, mas o Gaúcho saiu mais marcado porque era o melhor jogador do mundo, e porque depois da copa foi meter festa com o Adriano. O Kaká pode ter feito uns golzinhos contra Colômbia/Equador e essas “seleçõezinhas” aqui da América do Sul, mas dizer que ele decide mais que o Ronaldinho na seleção é ir contra os fatos. A verdade é que dos dois o único de já decidiu jogo grande em Copa do Mundo se chama Ronaldinho, e isso deve ser levado em conta.


Mas a implicância com o Gaúcho não é só em comparação com o Kaká, é em comparação com qualquer jogador. Nenhum jogador brasileiro está fazendo uma temporada ao menos perto do nível da temporada do ex-gremista, e mesmo assim ele é preterido em favor de outros jogadores. Se dos outros exigimos gols, dele exigimos gol e espetáculo. Se dos outros exigimos uma boa apresentação, dele exigimos que “faça chover”. O passado condena Ronaldinho, ao ponto de que uma exibição com gol e assistência não é considerada boa.


Penso que não se pode abrir mão de um jogador como esse. É um dos jogadores mais experientes do grupo. Se for falar em aparições com camiseta da seleção, Ronaldinho é o mais experiente, e é o único de todos os que estão lá que já decidiu jogo de Copa do Mundo. Não é possível que Julio Baptista, Josué, Gilberto (um meia improvisado na lateral), Klebérson e Elano sejam mais importantes que o Gaúcho para a seleção. Não é possível que entre estes não abra uma vaga para o Ronaldinho.


O Dunga sempre falou que futebol é momento e que tem que jogar os que estão no melhor momento, agora ele está indo contra isso, sem dar uma explicação lógica.


Eu não contesto os métodos de Dunga, acho que fez um bom trabalho e transformou o ambiente da seleção num ambiente sério e focado para vencer, o que não aconteceu na última copa. Ele tem méritos e seus métodos devem ser respeitados, mas todos conhecem a personalidade de Dunga, e tenho medo que ele não convoque Ronaldinho, só para fazer birra com a imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dá um pitaco!