
Esclarecendo: a Libertadores já está na sua 51ª edição, e, neste ano, temos o detalhe de que nem todos os segundo lugares se classificarão. Apenas os seis melhores segundos colocados na fase de grupos, junto com todos os primeiros, passarão para as oitavas-de-final. Isso deve-se à presença dos times mexicanos, que, em 2009, sairam da disputa devido à polêmica envolvida através da gripe A.
Grupo 1: O primeiro grupo é composto por Corinthians, Cerro Porteño, Independiente Medellín e Racing. De cara, o clube brasileiro pegou confrontos fáceis. É favorito e pleno candidato para ter a melhor campanha da fase de grupos. Para as próximas fases, pode complicar a dificuldade que o time paulista tem para jogar a Libertadores. Nunca chegou à final.
Palpites: Corinthians em primeiro lugar e Cerro Porteño em segundo.
Grupo 2: Com São Paulo, Monterrey, Once Caldas e Nacional-PAR, o segundo grupo já aparece com mais incerteza, em comparação ao primeiro. Os três times que enfrentarão o São Paulo são campeões nacionais. Além disso, Once Caldas venceu a Libertadores em 2004 e o Monterrey tem um técnico que sabe montar bem suas equipes. São Paulo deve passar em primeiro, mas a disputa do segundo lugar fica entre Once Caldas e Monterrey. Nacional-PAR não deverá incomodar.
Palpites: São Paulo em primeiro lugar e Once Caldas em segundo.
Grupo 3: No terceiro grupo, o atual campeão da competição, Estudiantes de La Plata, enfrenta dois times peruanos, Alianza Lima e Juan Aurich, e um boliviano, Bolívar. É, provavelmente, uma das chaves com mais facilidade de indicar quem será o primeiro colocado, e uma das prováveis chaves que não terão um segundo lugar entre os seis melhores. O Estudiantes tem um time e técnico bons, e contam com um grupo unido, que já foi campeão da competição uma vez. Para mim, é o favorito na taça para levar o bi. Dos outros times, aposto em Alianza Lima para ficar em segundo lugar, por ser o maior dos três times, mas é provável que desse grupo não passe um segundo lugar.
Palpites: Estudiantes em primeiro lugar e Alianza Lima em segundo.
Grupo 4: Uma incógnita. Assim pode ser definido o grupo com Lanús (ARG), Libertad (PAR), Blooming (BOL) e Universitario (PER). Lanús é o mais fraco dos times argentinos na competição, mas, em compensação, deve ir bem em um grupo com times atualmente fracos, como um desconhecido Blooming, pela primeira vez em 10 anos na fase de grupos, um Libertad que transformou-se em incógnita e um Universitario que, se antes era um gigante peruano, hoje não passa de apenas mais um, mesmo tendo participado de 26 edições da Copa Libertadores. Lanús deve passar e o segundo lugar ficar em aberto numa briga dos três. Pela manutenção do elenco campeão nacional, Blooming tem uma vantagem de grupo.
Palpites: Lanús em primeiro lugar e Blooming em segundo.
Grupo 5: O Internacional enfrenta o Deportivo Quito (EQU), Cerro-URU e o Emelec (EQU) em um grupo que tem características que devem facilitar o trabalho do técnico Jorge Fossati. Vindo da LDU e uruguaio, ele conhece os times que enfrentará. Além disso, o Inter tem o melhor elenco entre os que disputam as vagas para as oitavas, e é o único campeão da Libertadores no grupo. O Dep. Quito vem pressionado por um título de expressão internacional agora que a LDU fez sucesso em 2008 e 2009 na América, e o Emelec e Cerro não deverão incomodar tanto.
Palpites: Internacional em primeiro e Deportivo Quito em segundo.
Grupo 6: O grupo que possui o uruguaio Nacional, o argentino (e campeão do Apertura) Banfield, um mexicano, o Morelia, e um equador, Deportivo Cuenca deve apresentar bons confrontos. Nenhum time é um "morto", como se diz. O franco favorito é o Nacional, que já disputou a Libertadores 36 vezes e é tricampeão. Não tem como não deixar de apostar no Banfield, já que foi campeão argentino, e tem um time bem montado taticamente.
Palpites: Nacional em primeiro e Banfield em segundo.
Grupo 7: Cruzeiro, Vélez Sarsfield, Colo Colo e Deportivo Italia (VEN) enfrentam-se em um grupo complicado. Três campeões da Libertadores e um time campeão venezuelano com uma equipe qualificada. O Cruzeiro chegou à final de 2009, e, como manteve o grupo, deverá ir bem mais uma vez. O Vélez tem um time muito bom, e se o Cruzeiro entrar de sangue doce na primeira fase pode até roubar o primeiro lugar dos mineiros. Colo Colo, embora qualificado, deve ficar de fora.
Palpites: Cruzeiro em primeiro e Vélez em segundo, mas com dificuldade para ambos.
Grupo 8: Flamengo, campeão brasileiro, Universidad de Chile, Caracas (VEN) e Universidad Católica enfrentam-se no último grupo. O Flamengo tem um bom time e deve passar. O segundo lugar tem uma briga especial entre as "universidades" chilenas, e o Caracas, embora não seja um time desqualificado, não deve incomodar.
Palpites: Flamengo em primeiro e Universidad de Chile em segundo.
Observações:
• Entrando na segunda fase, os mexicanos Guadalajara e San Luís não tem times ruins, mas ficarão sentindo a falta de ter disputado a fase de grupos, não aposto na permanência deles por muito tempo. Improvável participação nos quatro melhores.
• Enquanto as apostas indicam o mais provável, sem contar com zebras, não devo deixar de informar que qualquer dos times que tiver chance ao decorrer da fase de grupos será devidamente apontado como tal.
• Tentarei, logo, fazer um agregado geral dos clubes que mais interessam e que devemos prestar atenção nesta que é a melhor competição internacional do continente. Até lá, aproveitem a análise grupo-a-grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dá um pitaco!